DÓLAR U$3,75
S&P500 2.883,82
BITCOIN US$6.610,09
BOVESPA 85.889,22
CDI 0,53%
4/3/2020

REUNIÃO – PERSEVERA ASSET

04/03/2020

REUNIÃO – PERSEVERA ASSET

Reunião realizada em 04/03/2020 com Fernando Fontoura (Sócio Fundador e Gestor de Renda Variável) e Renata Zaghen (Sócia e responsável pela Relação com Investidores)

Introdução

A Persevera Asset foi fundada em 2018 por Guilherme Abbud (CIO e Gestor Generalista), Cesar Dammous (Diretor de Risco e Compliance) e Fernando Fontoura (Gestor de Renda Variável). O modelo de gestão adotado é de uma Partnership e atualmente é composto por uma equipe de 12 profissionais, sendo que todos são sócios e investem grande parcela de seus recursos próprios nos fundos da Persevera, evidenciando um forte alinhamento de interesses. Além disso, grande parte dos profissionais já havia trabalhado junto em uma mesma instituição (HSBC/Bradesco), fortalecendo assim, o trabalho em equipe e o compartilhamento constante de informações e opiniões. Em 2019, a gestora recebeu aporte de R$ 85 milhões do BNP Paribas, grupo francês que enxergou uma boa oportunidade em investir no fundo brasileiro.

As decisões de investimento são tomadas por meio de um processo de análise fundamentalista focada no longo prazo, na qual em um primeiro momento é feita uma análise macroeconômica; em seguida, cada gestor monta uma carteira por meio do stockpicking, com o devido gerenciamento e controle dos riscos. Posteriormente, é feito um comitê para validação dos argumentos.

O principal objetivo da gestora é obter retornos acima do CDI por meio de operações nos mercados de juros, ações, câmbio, commodities e dívida, utilizando instrumentos disponíveis nos mercados à vista e de derivativos. A gestão utiliza estratégias em renda fixa e variável, no Brasil e no exterior, com abordagem macro e microeconômicas. Atualmente a casa não possui nenhum veículo alavancado, pois não faz parte da estratégia.

Comentários

Fernando Fontoura foi Gestor Sênior de Renda Variável com foco em Small Caps no HSBC Global Asset Management e possui 14 anos de experiência no mercado. Renata Zaghen foi Gerente Sales Desk da tesouraria do Banco Fibra e possui 15 anos de experiência.

A conversa se iniciou com Fernando apresentando a estrutura da empresa e a estratégia do fundo. Atualmente, a empresa é dividida em 4 principais áreas: Gestão, Risco & Compliance, Operações e Comercial. A principal ideia é ser um fundo diversificado por construção, possuindo books independentes e não correlacionados. Essa estrutura permite uma tomada de decisões mais diligente com relação à exposição ao risco, dado que a remuneração do gestor é feita de acordo com a performance de seu book.

Com relação a visões e cenários futuros, a gestora acredita que nesse período de normalização da economia, haverá ainda mais quedas nos juros nominais e reais no Brasil e que permanecerão baixos por um período longo. Grande parte dos investimentos dos brasileiros ainda está concentrado em renda fixa e é natural que nesse cenário macroeconômico investidores busquem alternativas com maior exposição ao risco e com perspectiva de retorno maior. Porém, essa migração para ações em um período de baixas taxas de juros deve ser feita de forma gradual e deve ser compatível com o perfil de risco dos investidores. Para isso poderia ser feito seria uma elevação conjunta na parcela investida em títulos de renda fixa com prazo mais longo.

A volatilidade alvo da Persevera Asset está concentrada em um range de 6% a 9%, mantendo por enquanto volatilidade anualizada de 3,3%. O retorno acumulado em 2019 foi de 9,83%.

Time de Análise - MZR Consultoria

Vamos
Começar?
Conheça nossos assessores
prontos para lhe atender.