06/03/2020
REUNIÃO – BLUELINE
Reunião realizada em 04/02/2020 com Guilherme Jardim, COO da BlueLine Asset Management
Introdução
A BlueLine Asset Management é uma gestora de investimentos fundada em 2018 com 20 pessoas e conduzida por um grupo de 6 sócios do comitê executivo com média de 23 anos de experiência no Mercado, e passagens por reconhecidas instituições financeiras, como J.P. Morgan e Banco BBM.
Liderada por Giovani Silva, idealizador e CIO da BlueLine, a gestora tem foco em Brasil e ampla experiência em América Latina. Giovani possui mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, atuando durante 17 anos como Head de um grupo de 38 traders na América Latina pelo JP Morgan. Também foi sócio responsável pela mesa de FX do Banco BBM entre 1994 e 2001.
O processo de investimento é composto por análise fundamentalista de tendências Macro e Micro, análise quantitativa visando identificar o regime de mercado e análise do cenário local e global. A partir disso, a construção do portifólio é realizada usando estratégia top down para juros, Câmbio e Bolsa com auxílio de análise bottom up para escolha de ações. Por fim é feito uma otimização do portifólio com estimativa de preços e modelo de Valor Justo e o gerenciamento de risco.
As Áreas de Risco possuem total isenção e independência das áreas de Gestão. São realizados monitoramentos diários das métricas de limites de risco de mercado liquidez e compliance, seguindo um modelo de VaR de 3% para o portfólio, que visa trazer a exposição do risco de volta aos níveis normais de enquadramento, emitindo avisos quando o risco atinge 70% do limite.
A casa possui um único fundo, o Blue Alpha Advisory. O fundo apresenta, atualmente, um patrimônio líquido de R$ 135 milhões. O capacity é de 5 bilhões de reais.
Comentários
A casa demonstra otimismo em relação ao cenário brasileiro que, segundo Guilherme, apresenta bons fundamentos. Acreditam também que podemos ter surpresas positivas em relação a agenda de reformas ao longo do ano.
No cenário global a visão é de que houve estabilização dos conflitos geopolíticos globais do ano passado, como por exemplo, a Guerra Comercial entre China e Estados Unidos. A casa acredita que com isso as chances de Trump perder a reeleição diminui significativamente. Isso também se deve ao fato de que seu principal concorrente até o momento, Joe Biden, apresenta pouca capacidade de mobilização.
Além disso, mesmo com diversos choques recentemente, as economias globais vêm resistindo bem e se encontram em um processo desinflacionário. Mas vale ressaltar que nossa conversa ocorreu antes da explosão do surto de Coronavírus, que surpreendeu negativamente os mercados globais na última semana.
Por fim, afirmaram estar posicionados de forma mais tática devido ao tamanho atual do fundo e possuem posições em juros, dividido entre ativos de NTN-B e pré-fixado.
Time de Análise - MZR Consultoria