DÓLAR U$3,75
S&P500 2.883,82
BITCOIN US$6.610,09
BOVESPA 85.889,22
CDI 0,53%
19/2/2020

REUNIÃO - ADAM CAPITAL

19/02/2020

REUNIÃO – ADAM CAPITAL

Reunião realizada em 18/02/2020 com André Salgado, Sócio Fundador da Adam Capital.

Introdução

A Adam Capital foi fundada em 2016 por Márcio Appel e André Salgado. Márcio é responsável pela gestão, possuindo 20 anos de experiência no mercado e atravessando diferentes configurações de cenários macroeconômicos. A equipe é formada por 14 pessoas na gestão, sendo 8 sócios, todos com pelo menos 15 anos de experiência no setor.

As decisões de investimento são tomadas por meio de um processo de análise fundamentalista do cenário macroeconômico global, pautado em tendências claras de longo prazo. Os 4 produtos do portfólio da empresa seguem sempre uma tese única que busca manter um equilíbrio da volatilidade de curto prazo. A equipe costuma operar nos mercados de juros, bolsa e moedas, dentro e fora do Brasil.

A estrutura da gestora visa proporcionar todo o subsídio necessário para as tomadas de decisão a partir de análise aprofundada do cenário global. Existe uma célula quantitativa da mesa de operações responsável pelo monitoramento de mídias sociais e construção de cenários hipotéticos, buscando se antecipar ao mercado. Todos contribuem com informações e análises, mas a decisão final é centralizada no Márcio.

Comentários

André Salgado foi sócio da Araxá Investimentos (2013-2015), Diretor da Safra Corretora de Valores de (2010-2013) e Diretor da Corretora Santander (2003-2010), Banco Indosuez, Banco Santander (1997-2001) e Banco Itaú (1994-1997).

A conversa se iniciou com o André contextualizando um pouco dos resultados recentes da casa. No ano passado, uma posição vendida em S&P 500 acabou mitigando boa parte do bom retorno trazido pela bolsa brasileira. O maior indicador disso, foi o fato do fundo de previdência, o Adam Icatu Previdenciário, ter rendido mais que o principal veículo da casa, o Adam Macro, justamente pelo fato do primeiro não permitir alavancagem.

André explicou que, apesar de ter sido um pouco agressiva no passado, a posição short no índice de ações norte-americanas segue fazendo sentido. Isso visto, que os múltiplos das empresas estão bastante esticados, mesmo após os resultados não terem suprido as expectativas. Mesmo assim, houve uma mudança de estratégia que visa obter ganhos tanto nesse fim de alta dos mercados, como na recessão que está por vir, através de um portfólio mais ponderado que acerte independente do timing.

No momento se encontram vendidos nos bancos do exterior e comprados em ouro, preparando-se para essa virada de ciclo econômico. Acreditam na valorização do Dólar frente ao Real, visto que o crescimento brasileiro ainda não está tão forte quanto se esperava. Também se encontram comprados no franco suíço frente ao Dólar. O capacity atual da casa é de USD 10 bi e o AuC total de aproximadamente R$ 18,2 bi.

Dentre outras previsões de cenário macroeconômico, a Adam acredita na vitória de Trump no fim do ano e que a expansão monetária no Brasil deve seguir por mais algum tempo.

O Adam Macro possui volatilidade alvo de 8%, mantendo por enquanto volatilidade anualizada de 6,77%. O retorno acumulado desde maio de 2016 é de 49,12%.

Time de Análise - MZR Consultoria

Vamos
Começar?
Conheça nossos assessores
prontos para lhe atender.