Webcast: PIMCO Income Strategy and Market Update - 27/03/2020
Introdução:
A PIMCO é uma das principais gestoras de investimentos de renda fixa do mundo. Fundada em 1971, inovou com uma abordagem de retorno total nos investimentos de renda fixa. Foi uma das pioneiras em auxiliar os investidores a gerir seus passivos de longo prazo através de uma abordagem de duration longa na renda fixa. Além disso, foi uma das primeiras a investir no recém criado mercado norte-americano de Títulos Lastreados em Hipotecas (MBS). Possui uma plataforma diversificada de produtos, com aproximadamente US$ 1,91 trilhões de ativos sob gestão.
A gestora possui 17 escritórios globais nas Américas, Europa e Ásia, com mais de 2800 funcionários em todo o mundo. Daniel J. Ivascyn é o principal gestor que comanda a equipe de gestão de portfólios, que é dirigida por CIOs (Chief Investment Officers). Daniel possui 28 anos de experiência em investimentos, e é membro do Comitê Executivo (9 membros) e do Comitê de Investimentos (6 membros). Antes de entrar na PIMCO, trabalhou no grupo de títulos lastreados por ativos do Bear Stearns, da T. Rowe Price e da Fidelity Investments.
Cenário Macro:
- A Estratégia Income foca principalmente na geração de fluxos de renda elevados e consistentes, dando ênfase ao retorno total e à preservação de capital no longo prazo.
- Acreditam que por volta do final do ano o vírus estará sob controle e que o processo de recuperação terá uma forma semelhante a um U, com um possível crescimento positivo ainda no final deste ano.
- A alta volatilidade e a liquidez desafiadora é um problema do mercado, e não das empresas em si.
- O spread entre as classes de ativos aumentou para os níveis mais altos desde a Crise Global Financeira.
- A boa notícia, na perspectiva do mercado, é que enxergam uma estabilidade em um futuro não muito distante. Esta crise se difere da crise global financeira, onde se tinha uma quantidade significativa de risco de crédito em todo o sistema.
- Hoje não é possível prever quanto tempo essa crise irá durar nem o tamanho do impacto que ela poderá gerar. Nesses momentos de incerteza e alta volatilidade, recomenda-se focar em ativos com fundamentos sólidos, e evitar ativos que possuem possibilidades de perda de capital. E a chave da preservação de capital está na segurança da seleção de estratégias.
Portfólio
- O posicionamento do portfólio está sendo feito assumindo que o choque será muito maior.
- Recomendam o setor de Agency MBS Pass-through, pois apresentou-se sólido nesse período e por possuir uma liquidez maior. Porém, não recomendam o Agency CMOs, pois este, na perspectiva de Valuation parece atrativo, mas possui menos liquidez.
- Recomendam setores financeiros e países que possuem mercados emergentes fortes. Mas não recomendam setor de energia e de hotéis.
- No setor Agency MBS, o foco da PIMCO continuará sendo ter uma exposição mais sênior, com fundamentos resilientes, mesmo em ambientes econômicos extremos.
- Acreditam que atualmente as agências com títulos lastreados em hipotecas (MBS) apresentam os valuations mais baratos em uma década.
- Com relação aos MBS não pertencentes às agências, acreditam que a alavancagem do crédito corporativo está aumentando, enquanto a alavancagem do proprietário está caindo.
- O foco da PIMCO’s tem sido em perfis de riscos e retornos que permanecem mais resilientes em ambientes econômicos diversos. Assim, acreditam que em uma desaceleração, mudar para partes mais mezaninas da estrutura de capital pode levar a perdas ampliadas.
- Recomendam focar na seleção de países que possuem balanços fortes (mercados emergentes).
Time de análise - MZR Consultoria