Juros
A votação da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara já estava nos preços dos juros futuros desde o início do dia e o movimento de queda visto nos primeiros negócios se manteve até o fim do pregão regular desta quinta-feira (4).
O mercado já precifica a aprovação da reforma no plenário da Câmara antes do recesso parlamentar, o que permite o dólar recuar um pouco, o Ibovespa renovar máximas e os juros futuros chegar às mínimas.
Por volta das 14h30, a comissão especial aprovou o parecer do relator da reforma, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), por 36 votos a 13. A comissão já rejeitou, de uma só vez, 99 destaques individuais apresentados pelos deputados ao parecer do relator. Agora, faltam 17 emendas e destaques supressivos apresentados pelos partidos antes de concluir a análise do texto. A expectativa entre o Centrão e o governo é que nenhum seja aprovado, mas que a votação só acabe depois das 22h.
DI1F20: 5,83% (-15 bps)
DI1F21: 5,68% (-12 bps)
DI1F23: 6,46% (-12 bps)
DI1F25: 6,97% (-9 bps)
DI1F27: 7,30% (-6 bps)
Câmbio
O dólar fechou no menor nível em mais de seis semanas, abaixo de 3,80 reais, com investidores lendo a aprovação da reforma da Previdência em comissão na Câmara como um reforço a esperanças de passagem acelerada da matéria pelo Congresso, o que abriria espaço para nova etapa da agenda de reformas do governo.
Pelo segundo dia consecutivo, o real teve o melhor desempenho entre as principais moedas. O dólar à vista caiu 0,71%, a 3,7993 reais na venda. Na B3, o dólar futuro cedia 0,69%, para 3,8080 reais.
Bolsa
O Ibovespa atingiu novo recorde de fechamento nesta quinta-feira, +1,56%, a 103.636,17 pontos, após aprovação do texto da Previdência na comissão especial, ampliando a chance de a matéria ser votada no plenário da Câmara dos Deputados antes do recesso parlamentar. O giro financeiro da sessão, sem referência de Wall Street devido ao feriado norte-americano, somava 13,53 bilhões de reais.
A comissão especial da reforma da Previdência aprovou o texto-base do parecer do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). O texto ainda poderá ser modificado na comissão, uma vez que os deputados vão apreciar destaques --pedidos de parlamentares para modificar pontos específicos do parecer.
O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), disse esperar que o apoio recebido à matéria no colegiado se reflita também no plenário. O governo tem a expectativa de que a proposta seja votada em dois turnos no plenário da Câmara dos Deputados já na próxima semana, disse o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
Nos EUA, as bolsas não funcionaram em razão do feriado do Dia da Independência.
Via Varejo (VVAR3) valorizou-se 5,23%, dando sequência à valorização recente, com expectativas relacionadas à mudança no comando da rede de móveis e eletrodomésticos.
Azul (AZUL4) subiu 5,87% e Gol (GOLL4) avançou 7,31% apoiadas na queda do dólar ante o real, além de expectativas de potenciais benefícios para as companhias com a situação da Avianca Brasil, em recuperação judicial.
Fora do Ibovespa, Banco Inter (BIDI4) saltou 10,3%, após o desdobramento dos papéis de um para seis. O conselho de administração aprovou programa de units compostas de 1 ação ordinária e 2 ações preferenciais.
Fontes: Valor e Reuters